Ela é a princesa das nossas frutas cristalizadas! E também um acompanhamento quase que obrigatório do cafezinho. É usada para incrementar pães, bolos, sorvetes e pura como sobremesa. Ela é simples, e talvez por isso seja tão maravilhosa. Estamos falando da incrível casquinha de laranja cristalizada!
Origem da casquinha cristalizada:
Sabemos que o preparo da casquinha de laranja cristalizada remonta aos nossos antepassados, sendo passada de geração a geração. Este doce foi feito pelas nossas tataravós, bisavós, avós… , contribuindo assim para a construção da tradição de doces em Minas Gerais e no Brasil. Mas não sabemos ao certo qual é a origem da casquinha de laranja cristalizada. Há registros de doces cristalizados em livros do século XVIII na Europa, e sabemos também que a cultura de conservar frutas do açúcar vem dos árabes, ainda na idade média. Mas uma coisa é certa: essa tradição precisa viver!
Produção da casquinha de laranja cristalizada:
Como você sabe todos os nossos doces são artesanais. Isso significa que eles são preparados manualmente pelas doceiras, que carinhosamente chamamos de Mazezinhas. Então absolutamente tudo que vamos explicar agora para vocês é feito por pessoas. Algo de que nos orgulhamos muito!
Nosso processo de produção começa lá no plantio das laranjas, que é feito com muito carinho pelos nossos parceiros agricultores. Fazemos questão de visitar as plantações e ver de perto a beleza das frutas no pé. Já na nossa fábrica, o primeiro passo é lavar e tirar as casquinhas das laranjas, uma a uma. Elas chegam aos montes, e as Mazezinhas começam o trabalho. O cheiro que fica na fábrica é maravilhoso, nos envolvendo no aroma desta deliciosa fruta cítrica. Lembrando que as laranjas descascadas são doadas para a população de Carmópolis de Minas, que adora recebê-las!
Depois que as casquinhas estão cortadas em fatias finas, são cozidas,em uma mistura de água e açúcar, é a partir desse momento que elas começam a se transformar nas deliciosas casquinhas de laranja cristalizadas. Por um processo de osmose, a água da casca é substituída pelo açúcar. Um processo lento, que demora cerca de dez dias, tempo necessário para que a fruta se transforme em doce. E durante todo esse tempo a fábrica fica pra lá de cheirosa, é delicioso!
Consumo da casquinha de laranja cristalizada:
Como falamos no início do post, a forma mais comum de consumo deste tradicional doce é como acompanhamento de cafés e chás. Mas também pode ser consumida de outras formas, basta usar sua criatividade. Veja algumas sugestões: um delicioso bolo feito com casquinha de laranja cristalizada, a casquinha de laranja glaciada ao chocolate, sorvete de creme com casquinha de laranja fica delicioso; e também para incrementar receitas doces e agridoces.
Além de muito aromática a casquinha traz o paladar cítrico e doce, agradando aos paladares mais exigentes!
E você, já experimentou as a casquinha de laranja cristalizada da Mazé Doces?
Enviamos para todo Brasil. Acesse www.mazedoces.com.br ou entre em contato pelo nosso WhatsApp (37) 98816-0268. Nos acompanhe em nossas redes sociais. Um doce abraço e até a próxima!