História

A origem das frutas cristalizadas, compotas e geleias é creditada aos Árabes e Mesopotâmios, que utilizavam essas iguarias para fins medicinais. A arte de conservar e confeitar frutas foi introduzida na Europa pelos Cruzados e da lá se estendeu para o mundo. E aqui no Brasil essa arte foi trazida pelos Portugueses, juntamente com as primeiras mudas de Cana-de-açúcar. A preparação dessas iguarias sofreu pequenas alterações nos últimos séculos, e a alquimia é a mesma! O aroma e sabor das frutas misturadas com açúcar continuam reconfortando e seduzindo paladares até hoje.

Nosso começo

O consumo de frutas cristalizadas aqui no Brasil era restrito a poucas famílias, mas com o tempo foi se popularizando e as responsáveis por essa popularização foram às mulheres que buscavam complementar sua renda familiar com a produção de doces; o que para o nosso país tem um importante significado para a melhoria de qualidade de vida e aumento do poder aquisitivo de muitas destas famílias. Com a nossa família não foi diferente, buscando uma renda para nosso sustento, Mazé Lima fundadora da Mazé Doces começou a fazer doces em 1999 e há mais de 20 anos produziu a primeira Fruta Cristalizada aqui na Mazé Doces, que foi o Mamão Cristalizado e desde então essa tem sido a nossa maior especialidade!

Processo de Fabricação

Aqui na Mazé Doces as frutas frescas são cozidos lentamente em uma calda de açúcar e por 10 dias elas vão sendo fervidas e descansando, e é nesse período que acontece a troca de frutose da fruta pela sacarose do açúcar. Após esses 10 dias os doces são acondicionados em recipientes e levados para câmaras-frias, onde descansam nessa mesma calda por no mínimo 30 dias. Isso mesmo, por no mínimo 30 dias! E é durante esse período que acontece a saturação total dos frutos. Só então depois desse tempo e mediante pedido do cliente é que as frutas são retiradas da câmara fria, fervidas novamente e finalizadas com uma cobertura de calda fina, essa calda é levemente batida e a fruta regada lentamente, ficando com uma aparência brilhante e encantadora! Depois de frias são embaladas e estão prontas para serem saboreadas. E todo esse processo é feito com muito amor e cuidado pelas mãos de doceiras que amam a arte de fazer doces.

Frutas Inteiras

Após 20 anos fazendo com excelência frutas cristalizadas, chegou a hora de ousar e de fazer algo diferente. E a escolha foi pelas frutas cristalizadas inteiras. Durante 3 anos muitas abóboras e abacaxis foram perdidos até que em 2018 os primeiros abacaxis inteiros ficaram prontos e logo em seguida encontramos a variedade de abóbora perfeita para ser cristalizadas e aí o processo estava refinado. Em 2019 centenas de abacaxis e abóboras foram feitos com técnicas simples, porém em um processo fino e delicado, onde as frutas inteiras são cozidas e fervidas lentamente para que ocorra a troca da frutose por sacarose. Elas também são armazenadas em câmaras-frias, porém ficam descansando sossegadamente por 6 meses e é nesse momento que acontece a saturação das frutas. Passados esses meses elas são finalizados e embaladas feito joias para encantar e seduzir com suas belezas, aromas, sabores e cores!

O Figo com Nozes

Uma simples magia que transforma frutas em verdadeiras obras de arte, assim é a arte da cristalização. E todo esse processo transforma o figo com nozes em um doce que se destaca pela sua beleza e sabor, uma mordida nesse doce é um encontro sublime com texturas e sabores que vão te fazer apaixonar por ele! Simplesmente magnífico! Comer um doce de figo com nozes é mergulhar em uma experiência única que vai levar você a um encontro de sensações jamais experimentadas.

 

Gostou da nossa especialidade? Compre em nossa loja virtual!

 

   VISITAR LOJA ONLINE

ver todos os produtos

História

No século XVIII as compotas eram servidas nos grandes banquetes ainda quentes e diretamente da panela à mesa encantavam a todos com seu sabor e aroma. Os responsáveis pela popularização das compotas foram Nicolas Appert que descobriu a arte de conservar alimentos em garrafas de boca larga, e Louis Pasteur que tempos depois aperfeiçoou e desenvolveu a técnica de pasteurização completa. De lá para cá muita coisa mudou e assim produzir compotas ficou muito mais fácil.

Nosso começo

E essa especialidade nós levamos muito a sério aqui na Mazé Doces, a primeira compota que fizemos foi a de Figo em Dezembro de 1999 e logo depois a de Laranja da Terra, desde então nossas compotas são feitas com frutas frescas, muitas delas orgânicas e que são cultivadas e colhidas por produtores rurais da nossa região, dentre estes muitas são mulheres que tiram dali o sustento para suas famílias. Nós fazemos questão de fomentar essa produção local, muitas destas mudas e sementes foram distribuídas pela Mazé Doces, como foi o caso da Laranja da Terra plantada pelo produtor Juca, que hoje sozinho supri toda a demanda da fruta aqui na Mazé Doces.

Processo de Fabricação

Não usamos nenhum tipo de conservantes nas nossas compotas mesmo assim elas duram 2 anos, apenas usamos as técnicas Pasteur, que é a tradicional pasteurização. Com técnicas tradicionais da culinária mineira, e um processo que nossa fundadora Mazé Lima trouxe consigo desde a sua infância, onde ela mesma colhia os frutos, lavava, lixava, cortava, cozinhava e aguardava pacientemente até transformá-los em deliciosos doces, e esse ritual repetimos até hoje para fazermos nossas deliciosas compotas. Além das frutas frescas e muita paciência, nossas belas compotas são produzidas com muito carinho e amor, esse é o nosso diferencial!

Mini-Figos

A paixão de nossa fundadora Mazé Lima pelas frutas vem desde a sua infância. E ela faz questão de conservar no quintal da Mazé doces algumas figueiras do Mini-figo, pois considera o Figo sagrado! A compota de Mini-figos tem um equilíbrio perfeito entre o sabor, aroma e o sagrado da história! Os Mini-figos são especiais, pequeninos e de tão delicados são capazes de encantar a primeira vista e carregam consigo todo encanto e beleza da fruta. O figo é carregado de histórias e mistérios, considerado uma fruta sagrada e ele encanta com sua cor e sabor! Vale a pena saborear essa maravilhosa compota de Mini-figos que além de linda e deliciosa tem sabor especial!

Pérola Negra Brasileira

Além das compotas tradicionais de Figo, Laranja da Terra, Pêssego, Goiaba e muitas outras que são atraentemente coloridas temos também a mais sublime delas, a compota da nossa pérola negra brasileira, a Jabuticaba. Para fazer essa compota retiramos cuidadosamente o caroço de cada frutinha e fazemos uma calda fina onde a Jabuticaba é conservada inteira. Essa iguaria maravilhosa pode ser apreciada pura, combinada com doce de leite, sorvetes, iogurtes e acompanha muitas preparações de carnes, saladas e diversos outros pratos! Ela também é utilizada por vários chefes renomados de nosso país em receitas incrivelmente deliciosas e únicas. Temos orgulho de ser o maior fabricante dessa iguaria no Brasil, que é um dos doces mais vendidos aqui na Mazé Doces e sua compota é incrivelmente deliciosa!

 

Gostou da nossa especialidade? Compre em nossa loja virtual!

 

   VISITAR LOJA ONLINE

ver todos os produtos

História

A doçura e o encanto da geleia é muito mais que sabor, é arte, é remédio e foi fruto de pesquisa de um grande alquimista francês, Nostradamus (1503-1566), interessado no estudo de plantas e seus efeitos na cura de doenças ele se dedicou a estudar a alquimia vegetal. Após muitas experiências com doces de frutas medicamentosos Nostradamus publicou sua pesquisa com o título de “Traité des Fardementes te des Confirures” e sua Geleia de Marmelo era tão especial que foi intitulada pelos papas de Avignon como doçura celestial. De lá para cá as geleias foram muito usadas como fórmulas farmacêuticas, mas não só isso, elas são verdadeiras deleites aos nossos paladares, tomando lugar as mesas mais sofisticadas e posteriormente se popularizando no mundo inteiro. E no Brasil não foi diferente, feitas com nossas frutas tropicais a geleia encanta com sua textura, aroma e sabor!

Nosso começo

Aqui na Mazé Doces as geleias tem sido uma de nossas especialidades há mais de 20 anos.
A primeira geleia que fizemos foi a de Jabuticaba, devido a paixão de nossa fundadora Mazé Lima pela fruta, que é a nossa pérola negra Brasileira e também devido à abundância dessa fruta na nossa região! Desta maneira nos especializamos em fazer essa nobre geleia de Jabuticaba e nos tornamos referência na produção dessa iguaria no Brasil; apesar de simples essa pura geleia envolve um processo que requer muito conhecimento e atenção durante a sua produção e no exato momento do seu ponto, pois se o ponto é perdido no processo perde-se toda a produção; pois geleia de jabuticaba não se conserta.

Processo de Fabricação

A fabricação de uma boa geleia consiste na dose certa de cuidado, açúcar e ponto perfeito. E essa iguaria se destaca por seu sabor e textura, textura esta que determinará se é uma geleia ou um geleado. Aqui na Mazé Doces produzimos as duas texturas, tanto as geleias que são feitas com o caldo obtido da cocção dos frutos, elas são lisas, aveludadas, brilhantes e tremem na espátula, mas não escorrem; assim é nossa geleia de jabuticaba. Já os geleados contém toda a polpa da fruta, e são carregados de pedaços de frutas e tem uma textura rústica e saborosíssima; assim são as nossas geleias de morango, laranja, abacaxi. Usamos frutas frescas e a dose certa de cuidado e carinho para produzir perfeitas geleias!

Diferenciação

Além disso, não usamos nenhum tipo de aditivos nas geleias, até mesmo a pectina tem que ser natural da fruta. Por isso nossas geleias são tão saborosas! Existem muitas geleias por aí, inclusive as geleias gourmet que atualmente inundaram o mercado; mas aqui na Mazé Doces optamos por trabalhar com as frutas brasileiras e conservar assim uma linha de geleias mais tradicionais e tropicais, totalmente sem aditivos e misturas, se tratam de geleias bem simples, mas muito sofisticadas na sua essência e sabor brasileiro.

Geleia de Jabuticaba

Ela é nossa queridinha e encanta com sua exuberância em cor, sabor e aroma. De uma textura fina e aveludada essa geleia encanta destemidamente e facilmente nos remete às mais doces memórias afetivas, pois é sem dúvida uma das primeiras geleias produzidas no Brasil devido à abundância das frutas nos quintais e o alto teor de pectina encontrado em suas cascas essa geleia se popularizou e com ela surgiu muitas outras que hoje encantam com doçura, sabor e muita beleza! E sim ainda hoje essa fina iguaria na dose certa pode ser usada como um remédio que reconforta a alma e aquece o coração com simplicidade, amor e doçura.

 

Gostou da nossa especialidade? Compre em nossa loja virtual!

 

   VISITAR LOJA ONLINE

ver todos os produtos

Recheados e ao chocolate

Há milhares de anos as frutas secas encantam com seus sabores, aromas e poder nutritivo. E aqui na Mazé Doces unimos toda essa riqueza das frutas secas com o saborosíssimo doce de leite mineiro e criamos doces simples, mas que são verdadeiros deleites ao paladar! São damascos, tâmaras, ameixas, figo turco e nozes recheadas de doces de leite e algumas cobertas ao chocolate. Sem falar também das deliciosas frutas cristalizadas glaceadas ao chocolate. São tantas delícias, e essas misturas são tão perfeitas que seus sabores encantam destemidamente!

Em calda

Os portugueses são os responsáveis pela inserção dos doces em calda no Brasil, em parte eles buscavam preservar seus hábitos, saberes e tradições culinárias e também suprir suas necessidades energéticas. O cenário era favorável à produção dos doces em calda, devido a grande quantidade de frutas tropicais e a farta produção açucareira. Na Europa estes doces eram feitos objetivando-se conservar maçãs, peras, morangos, pêssegos, cerejas, marmelos e ameixas, que aqui foram facilmente substituídos pelo Abacaxi, Maracujá, Mangaba, Araçá, Pitanga e com o tempo muitas outras frutas foram sendo incorporadas a essa doce arte da conservadoria como foi o caso da Jabuticaba, Goiaba, e do Mamão. E aqui na Mazé doces usamos o Figo, o Mamão Verde, a Laranja da Terra e as Goiabas para fazer nossos saborosos doces em calda, que são vendidos a granel na nossa loja física.

Cremosos

Os doces cremosos da Mazé Doces são exclusividades da nossa loja em Carmópolis de Minas, o destaque do nosso doce cremoso vai para o delicioso doce de leite. Não sabemos ao certo a origem do doce de leite, ele é um alimento regional, produzido principalmente na Argentina e no Brasil, que também está ligado à farta produção de açúcar. Uma versão bem patriota Argentina conta que o político Juan Manuel de rosas do século XIX estava preparando um leite com açúcar quente numa tarde de inverno, quando alguém bateu a porta e ele esqueceu a panela, quando voltou lá estava o doce de leite pronto. Já aqui no Brasil em 2014 a cidade de Ipanema registrou o recorde de maior doce de leite do país, uma guloseima de 507,5kg. Histórias a parte aqui na Mazé Doces nós fazemos o delicioso doce de leite, com pouco açúcar e muito leite, o que o torna cremoso e muito saboroso. Seja ele puro para utilizarmos na confecção de outros doces ou combinado com ameixa, maracujá, goiaba, morango ele é uma verdadeira delícia! Além do doce de leite cremoso, temos ainda as saborosas e cremosas cocadas branca e morena e também as goiabadas lisa e cascão, e em ocasiões muito especiais a banana caramelada e o abóbora com coco.

Licores

O licor não é um liquido solitário. Não é apenas um efeito de cor. É sabor e aroma que encantam! Ele é cercado de mistério, alquimia, romances, aventuras e segredos! Esse líquido doce e aveludado é a bebida dos apaixonados! A bebida que celebra os bons momentos e que encanta destemidamente!E aqui na Mazé Doces para fazer essa doce e encantada bebida usamos as nossas frutas brasileiras e a incrível aguardente de calda de frutas, que é um subproduto resultante do nosso processo de cristalização.Licores especiais feitos para você saborear nos doces momentos de sua vida!

Arte de adoçar

Nós da Mazé Doces somos apaixonadas por tudo que fazemos e pela Doçaria Brasileira!
Produzimos doces com primor, conservando as origens de um bom doce e usando receitas e ingredientes da tradicional culinária mineira. Assim fazemos delícias que são saboreadas por pessoas que amam e valorizam produtos artesanais e com histórias. Dizemos que nossos doces são doces de verdade, doces sem misturas e sem qualquer aditivo químico! Nossa fundadora Mazé Lima diz ainda: “Podemos oferecer ao outro somente aquilo que eu e minha família podemos consumir com tranquilidade.” E assim continuamos a fazer delícias, com a certeza de que podemos transformar um simples ato de comer um doce em um momento especial. Porque doce para nós é alegria, é amor, é propósito de vida e com eles buscamos fazer a diferença no Brasil, no mundo e principalmente no lugar que vivemos! Assim temos a certeza de que tudo é possível quando acreditamos e fazemos com amor!

 

Gostou da nossa especialidade? Compre em nossa loja virtual!

 

   VISITAR LOJA ONLINE

ver todos os produtos