História
A origem das frutas cristalizadas, compotas e geleias é creditada aos Árabes e Mesopotâmios, que utilizavam essas iguarias para fins medicinais. A arte de conservar e confeitar frutas foi introduzida na Europa pelos Cruzados e da lá se estendeu para o mundo. E aqui no Brasil essa arte foi trazida pelos Portugueses, juntamente com as primeiras mudas de Cana-de-açúcar. A preparação dessas iguarias sofreu pequenas alterações nos últimos séculos, e a alquimia é a mesma! O aroma e sabor das frutas misturadas com açúcar continuam reconfortando e seduzindo paladares até hoje.
Nosso começo
O consumo de frutas cristalizadas aqui no Brasil era restrito a poucas famílias, mas com o tempo foi se popularizando e as responsáveis por essa popularização foram às mulheres que buscavam complementar sua renda familiar com a produção de doces; o que para o nosso país tem um importante significado para a melhoria de qualidade de vida e aumento do poder aquisitivo de muitas destas famílias. Com a nossa família não foi diferente, buscando uma renda para nosso sustento, Mazé Lima fundadora da Mazé Doces começou a fazer doces em 1999 e há mais de 20 anos produziu a primeira Fruta Cristalizada aqui na Mazé Doces, que foi o Mamão Cristalizado e desde então essa tem sido a nossa maior especialidade!
Processo de Fabricação
Aqui na Mazé Doces as frutas frescas são cozidos lentamente em uma calda de açúcar e por 10 dias elas vão sendo fervidas e descansando, e é nesse período que acontece a troca de frutose da fruta pela sacarose do açúcar. Após esses 10 dias os doces são acondicionados em recipientes e levados para câmaras-frias, onde descansam nessa mesma calda por no mínimo 30 dias. Isso mesmo, por no mínimo 30 dias! E é durante esse período que acontece a saturação total dos frutos. Só então depois desse tempo e mediante pedido do cliente é que as frutas são retiradas da câmara fria, fervidas novamente e finalizadas com uma cobertura de calda fina, essa calda é levemente batida e a fruta regada lentamente, ficando com uma aparência brilhante e encantadora! Depois de frias são embaladas e estão prontas para serem saboreadas. E todo esse processo é feito com muito amor e cuidado pelas mãos de doceiras que amam a arte de fazer doces.
Frutas Inteiras
Após 20 anos fazendo com excelência frutas cristalizadas, chegou a hora de ousar e de fazer algo diferente. E a escolha foi pelas frutas cristalizadas inteiras. Durante 3 anos muitas abóboras e abacaxis foram perdidos até que em 2018 os primeiros abacaxis inteiros ficaram prontos e logo em seguida encontramos a variedade de abóbora perfeita para ser cristalizadas e aí o processo estava refinado. Em 2019 centenas de abacaxis e abóboras foram feitos com técnicas simples, porém em um processo fino e delicado, onde as frutas inteiras são cozidas e fervidas lentamente para que ocorra a troca da frutose por sacarose. Elas também são armazenadas em câmaras-frias, porém ficam descansando sossegadamente por 6 meses e é nesse momento que acontece a saturação das frutas. Passados esses meses elas são finalizados e embaladas feito joias para encantar e seduzir com suas belezas, aromas, sabores e cores!
O Figo com Nozes
Uma simples magia que transforma frutas em verdadeiras obras de arte, assim é a arte da cristalização. E todo esse processo transforma o figo com nozes em um doce que se destaca pela sua beleza e sabor, uma mordida nesse doce é um encontro sublime com texturas e sabores que vão te fazer apaixonar por ele! Simplesmente magnífico! Comer um doce de figo com nozes é mergulhar em uma experiência única que vai levar você a um encontro de sensações jamais experimentadas.