Recentemente estive no Pará e pude conhecer muitas frutas da região, dentre elas a pupunha, e posso te dizer que foi amor à primeira vista. Retornei á Minas Gerais, trouxe algumas e resolvi fazer um doce em calda, que depois foi transformado em uma deliciosa compota, como as que produzimos aqui na Mazé Doces. Essa compota servirá de testes, pois é um doce que em minha opinião deve ser comercializado lá no Pará. E no post de hoje é claro que vou te ensinar como fazer esse delicioso doce de pupunha em calda, vem comigo!
Para esta receita você vai precisar de:
- 800g de pupunha;
- 600g de açúcar;
- 2 litros de água (para fazer a calda);
- Água em abundância para cozinhar as pupunhas
Modo de fazer:
Lave as pupunhas e leve para cozinhar em água abundante por 30 minutos, assim que elas se soltarem da penca está na hora de retirar, em seguida, descasque e descaroce as frutas. Em um tacho faça a calda, use a água e 500 gramas de açúcar, deixe ferver, coloque as pupunhas e ferva por mais 5 minutos.
Retire o doce do fogo e deixe descansar até ficar totalmente frio (nesse caso como eram poucas o descanso foi de 3 horas, se for preciso deixe descansar de um dia para o outro). Leve novamente ao fogo para apurar o doce, mas antes não se esqueça de provar para sentir o teor de açúcar, se desejar acrescente mais e um pouco de água. Nesse doce acrescentei mais 100 gramas de açúcar e 200 ml de água, neste caso deixei ferver por mais 5 minutos. Por fim, é só apurar o doce e pronto, já está prontinho o seu doce de pupunha em calda!
Espero que tenha gostado de aprender a fazer essa delícia. Ah, assim que fizer lembre-se de me contar nos comentários do Canal do Youtube da Mazé Doces como seu doce ficou!
Um beijo até o próximo post!