Doce Empreendedorismo

Mazé Lima- Doce empreendedorismo

Há mais de 20 anos comecei a vender doces, e os doces mudaram minha história! Quer saber como eu comecei a empreender? Então esse post é para você! Vem comigo conhecer essa história de um doce empreendedorismo!

Mas afinal de contas o que é empreendedorismo?

O empreendedorismo é para mim a criação do próprio negócio, com um propósito e que traga felicidade ao seu criador. Para empreender é necessário assumir riscos, utilizar o que tem, ser criativo e acima de tudo ter muita coragem!

O empreendedorismo em minha vida

Quando comecei a fazer doces, em 1999, fazia isso para meu sustento e dos meus filhos como muitos brasileiros. Estava desempregada, e após muitas portas se fecharem, jurei para mim mesma que iria criar meu próprio emprego e gerar muitos outros!

Naquela noite dormi sem saber o que iria fazer, mas quando amanheceu já tinha uma direção. Decidi fazer o que mais detestava, mas também algo que minha mãe já havia me ensinado a fazer, decidi fazer doces e sair para vender nas ruas de Carmópolis de Minas.

Quando criança minha mãe logo plantou uma semente em mim mesmo sem saber. Eu era a responsável por ajuda-la a fazer goiabada e outros doces, mesmo sem gostar. Por muitos anos carreguei comigo as lembranças dos pingos de doces quente e de toda aquela luta na roça.

Mas no momento de dificuldade, com dois filhos pequenos para sustentar, Tirzah e Gabriel, decidi fazer o que menos gostava, a partir daí começou o doce empreendedorismo. Comprei os ingredientes a prazo, fiz uma receita de doces de amendoim, ganhei R$20,00 e percebi que mudaria minha vida, e mudei mesmo!

Comecei a fazer doces, até que tive uma ideia, decidi levar até um ponto comercial, as margens da BR-381, em Carmópolis de Minas. O dono rejeitou meus doces, pois queria algo diferente do que já vendia, e me desafiou a fazer frutas cristalizadas, doce esse que eu nem conhecia.

O primeiro doce cristalizado que fiz foi o de mamão, o qual aprendi com a saudosa dona Zélia do Cabral, mas ficou horrível, ninguém quis comprar, mas foi isso que me desafiou, e me permitiu hoje produzir os melhores doces cristalizados, aqui na Mazé Doces!

Durante esse percurso de empreender fiz muitos cursos pelo SEBRAE, entre eles gostaria de destacar dois: O aprender a empreender e o Empreetec, e eles mudaram minha vida!

E de lá pra cá, nunca mais parei de fazer doces e espalhar doçuras por todo o Brasil!

Quer saber mais sobre empreendedorismo? Se inscreva no nosso canal do Youtube e continue acompanhando nossos posts!