Há mais de 20 anos a Mazé Doces produz doces artesanais, mas existe algo que eu amo fazer também, os licores! Produzimos licores de diversos sabores: o de folhas de figo, maracujá, maçã, jabuticaba e também de laranja da terra. E no post de hoje vou te ensinar como fazer ele, o delicioso licor de laranja da terra.
Para fazer esse licor você vai precisar de laranja da terra, álcool de cereais ou água ardente. No nosso caso usamos água ardente, feita com a calda das frutas. Você vai precisar também de uma agulha mais grossa, um cordão e uma tesoura.
Extraindo a essência da laranja da terra
O primeiro passo na preparação do licor é a extração da essência da laranja da terra. Primeiramente escolha uma laranja bem bonita, depois você vai colocar o cordão na agulha, e passar a agulha no centro da laranja, como se estive costurando, é importante que o “pezinho da laranja” ainda esteja nela, para que não vaze a polpa. Após passar essa linha, deixe as de forma que consiga amarrar na boca do vidro.
Coloque 1 litro de aguardente para cada vidro (usei 8 vidros), quantidade suficiente para uma laranja da terra. Passe a laranja da terra pela boca do vidro, amarre e tampe, reforce a amarração com durex, para que fique bem preso (a laranja em hipótese alguma pode encostar na aguardente, deve ficar 3 dedos distante do líquido), repita o processo com as demais laranjas. Atenção! As laranjas devem ficar nesses recipientes por 60 dias, para que sua essência seja liberada.
Gostou? Teve alguma dúvida? Assista ao vídeo de Como faço a extração da laranja da terra no canal da Mazé Doces e não se esqueça de me contar nos comentários o que achou!
Licor de laranja da terra
Depois com a essência da laranja da terra já pronta é hora de preparar a calda!
Ingredientes para a calda:
- 2 litros de açúcar
- 1 litro de água
Modo de preparo:
Em uma panela ou tacho (usei o tacho de cobre) leve ao fogo o açúcar e a água, mexa bastante para que o açúcar dissolva e espere levantar fervura. Passado 5 minutos, a calda deve estar borbulhando, lembrando que o tempo para este ponto vai variar de acordo com chama do seu fogão. Com uma escumadeira confira o ponto da calda, ela deve estar em fio, não pode estar muito rala, nem muito grossa (pois pode açucarar). Depois já com a calda pronta despeje em um recipiente e espere esfriar (o ideal é que ela fique bem fria, eu particularmente gosto de fazer de um dia para o outro, no dia anterior ao uso).
Com a calda já fria ´é hora de preparar o licor!
Em um vidro vamos misturar extrato e a calda. Misture 1 litro da calda que preparou juntamente com 1 litro de extrato de laranja, misture bem (esse é o momento de provar e definir se está do seu gosto, ou se é preciso acrescentar mais calda e essência).
Em seguida vamos envidrar o licor em garrafões de vidro, pode ser garrafões normais, aqueles que vem com vinho. O segredo é armazenar em um garrafão escuro e também em um local escuro, o ideal é que fique guardado por 6 meses. Passado esse tempo é hora de filtrar (pode ser em um filtro de café), depois é só embalar em uma garrafa de sua preferência. Pronto! Agora está prontinho seu delicioso licor de laranja da terra!
Espero que tenha gostado dessa receita! Ah, não se esqueça de me contar nos comentários lá no Canal da Mazé Doces como ficou seu delicioso licor de laranja da terra!
Beijos e até o próximo post!